7 de out. de 2010

Jovens, cuidado com a Internet!

Em poucos anos, essa explosão virtual que aconteceu com a invenção da Internet, tornou o mundo pequeno demais. Com as novas tecnologias de informação e comunicação, milhares de aplicativos, websites, serviços, a comunicação entre as pessoas se tornou fácil. Antigamente [poucas décadas], para conversar com uma pessoa em outro país, você deveria dispor de um telefone e uma boa conta telefônica ou por carta, o que demorava semanas para ter resposta.

Hoje, você consegue falar de graça ver a pessoa em tempo real e se comunicar instantaneamente através da internet. Não somente em meio aos jovens, mas adultos também, ficou comum o termo Orkut, Comunidade, Facebook, Blog, Twitter, MSN, entre outros. Se você desejar conhecer uma pessoa, que nada de todos aqueles trâmites interpessoais, basta "fuçar" o Orkut dela. Toda essa massa de facilidades oferece benefícios às pessoas, em especial aos jovens, mas, também oferece riscos, graves riscos também, dos quais vou compartilhar com vocês algumas experiências.

Riscos psicológicos
Usar a internet para fazer amigos, mesmo que tenha se tornado comum, é uma atitude pouco sadia. A amizade envolve o diálogo e atitudes corporais interpessoais que exploram os desafios que cada ser humano vivencia em comunidade. Substituir amizades físicas por amizades virtuais, faz com que os jovens não tenham segurança em fazer o mesmo pessoalmente, tornando-os inseguros e tímidos, uma vez que se sentirão excluídos do grupo e criando seu próprio ramo de amizade fechado. Pesquisas recentes mostram que muitas "tribos" de jovens como os "Emos", formada por jovens que buscam encontrar sua identidade, é formada por jovens que crescem com um nível de pensamento individualista, o mesmo que ocorre com internautas - você ouve, vê, conversa, tem tempo, baixa, escreve somente o que você quer, sem ser atingido com as influências exteriores, o que é suma importância para o desenvolvimento da personalidade.

Riscos à privacidade
Orkut. Quem não tem Orkut? Me lembro há três anos atrás quando eu não tinha Orkut e nem sabia o que era isso. Na verdade ele era pouco popular, mas com o passar do tempo as pessoas ficavam espantadas quando sabiam que eu não tinha Orkut. Ou seja, um jovem moderno, tem que ter Orkut!! O Orkut é um verdadeiro currículo completo. As pessoas se sentem seguras e colocam centenas de fotos pessoais, fotos ora consideradas íntimas, participam de comunidades que apoiam assuntos que são parte do conceito delas, colocam os vídeos, músicas prediletas. No campo "Perfil", as pessoas podem colocar todas as informações e falam um pouco sobre si mesmas na seção "Quem sou". Existe a página de recados que é uma das principais funções do Orkut, onde as pessoas deixam recados umas para as outras. A principal arma do Orkut, são as fotos. Muitos jovens colocam fotos íntimas no Orkut e estas podem ser usadas por mal feitores, mesmo que você não o tenha aceito como "amigo" no Orkut, mais adiante verá como é possível ter acesso a todas as suas informações.

Riscos na vida pessoal
Sou webdesigner e estudo computadores já fazem mais de 5 anos. Tenho alguns blogs na internet, do qual o Blog do Palito foi onde aprendi muito sobre a privacidade e os riscos ao expor a vida pessoal. Mas foi com um amigo que aconteceu um fato que eu achei incrível. No ano de 2009, depois de uma gradativa mudança no comportamento de sua esposa, que sempre ficava na internet até certas horas da manhã. Nestas épocas de mudanças, muitas intrigas aconteciam por coisas pequenas. O afilhado da esposa que morava na mesma casa tinha controle total do computador e descobriu informações confidenciais sobre o que estava acontecendo enquanto ela navegava na internet. Um outro rapaz aparentemente sedutor de outra cidade havia feito amizade com ela e por um período essa amizade estava se transformando em algo mais íntimo e eles estavam prontos para se conhecer pessoalmente. Infelizmente a história acabou em divórcio, porém, meses depois, o ex-marido não satisfeito com tudo, depois de investigações feitas através de amigos e das conversações armazenadas no computador pelo programa MSN, descobriu o paradeiro do sedutor. Ao descobrir sua real identidade, acionou a polícia que fez a investigação e recolheu o computador do falsificador de identidade, sendo revelado que aquele homem que morava na mesma cidade, possuía várias identidades falsas no Orkut e MSN e seduzia mulheres pela internet. Em sua máquina foram encontradas fotos de mulheres nuas que ele conhecia pela internet, das quais algumas era casadas.
Esta história é verídica e apesar de parecer muito apelativa, o falso pensamento "isso nunca vai acontecer comigo" é o que mais torna vítimas inocentes. A internet é um meio eficaz, porém muito perigoso pois nunca sabemos quem está do outro lado.

O cristão e a internet
Todos os conselhos aqui dados, servem para todos, porém, para aqueles que professam um fé cristã, usar a internet deve ser uma atitude mais saudável ainda. A internet oferece muitos recursos bons, como por exemplo o Ellen White Books, que possui todos os livros do Ministério de Profecia. Um ótimo filtro para que você navegue seguro na internet e evite muitos imprevistos é o que está escrito em Filipenses 4:8: "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama; se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento."

Previna-se!
Seja cauteloso. Se você possui filhos, veja como está o Orkut dele. Se você possui amigos e percebe que ele é diferente pelo MSN e no Orkut da vida real dele, converse, mantenha um diálogo pessoal e procure manter contato com ele, talvez ele precise de ajuda.

Controle o acesso do seu filho no computador - para que você fique mais tranquilo com o seu filho navegando na internet, vou dar uma dica legal. Baixe e instale o Inter App Control, um software que bloqueia acesso a sites pornográficos qualquer conteúdo do gênero. Além disso ele oferece um histórico de todos os sites que seu filho anda acessando. Lembre-se, isso não é invasão de privacidade, se você não fizer isso, outras pessoas estarão invadindo a privacidade dele e pode ser tarde demais.

Faça uma limpeza no seu Orkut - quem tem Orkut já faz algum tempo, comece a ver as suas fotos antigas, comunidades que participa, vídeos, etc. Talvez você perceba que algo não deveria estar ali. Simplesmente apague. Sua personalidade não é afetada pela internet, que sua vida seja vivida longe das telas de um computador.

Seja você mesmo - não adianta querer ser que você não é pela internet. O MSN revela a pessoa que você deseja ser, mas se pessoalmente você não consegue atingir este objetivo, é hora de fazer mais amigos na vida real. Quer uma opinião? Esteja onde eles estão! Vá em acampamentos, congressos, visite outras Igrejas, ande com pessoas que falam de Deus e participe das atividades na Igreja (coral, grupos, departamentos, escola sabatina). Desenvolva sua vida interpessoal, verá em pouco tempo, grandes resultados!!


Você não é obrigado a falar com todos no MSN ao mesmo tempo - você já parou para pensar em quantas horas gasta conversando no MSN? Se estas horas fossem gastas na casa de um amigo, você falaria muito mais coisa do que escreve. Acho que por isso as palavras são tão abreviadas. Vc está entdo oq estou fldo? Se você tem muitos amigos no MSN, talvez dois, três, dez amigos queiram falar com você ao mesmo tempo e é impossível conversar com dez ao mesmo tempo e expressar o que deveria, certo? A demora para responder, as palavras trocadas, sentimentos inversos reproduzidos com emoticons geram um desconforto incrível com quem está do outro lado. Evite trocar conversas pessoalmente por virtuais. Nunca diga pelo MSN o que não teria coragem de dizer pessoalmente.

Enfim...
Use a internet de maneira inteligente. Se você está lendo isso é porque você procura por informações boas, este é o caminho. Contribua com a gente, deixe um comentário, sua opinião abaixo.

Texto: Jhonny Moraes
23 de novembro de 2010 às 12:12 Débora Duarte disse...

Simplesmente ótimo!
Em tudo o que foi dito é correto...
Sei que isso ajudará muitos que hoje não enxergam dessa maneira...

Jhonny, Parabéns!

Abraço.

21 de junho de 2011 às 02:02 Renato disse...

Gostei muito dessa postagem vou pessar melhor agora em faz um bom uso dessa ferramenta chamada Internet

Faça um comentário

- Para comentar, escreva e depois clique em Postar Comentário, aparecerá uma tela de LOGIN, efetue o acesso com sua conta do Google (Orkut) e clique em Login, voltando para o site, clique novamente em Postar Comentário.



 

Posts Comentários

© 2009 · Desenvolvido por JhonnyArt | Vale do Ribeira 8ª Região da APS - Quem Somos | Contato | APS | Webmail